sábado, 14 de abril de 2012

Entre contextos e controversias: palestra de Luciano Silva

Na noite do último dia 13, sexta-feira, tivemos, no Auditório Jorge Amado da Universidade Estadual de Santa Cruz, mais um momento de discussão sobre pesquisas e práticas de Ensino de Ciências.

Na opotunidade, o professor Luciano Fernandes Silva, da Universidade Federal de Itajubá, trouxe alguns resultados sobre suas pesquisas em Ensino de Física, partindo da problemática da contextualização no ensino de Ciências, mas também apontando perspectivas, a partir do uso de situações controversas.


Na ocasião, fizeram-se presentes 40 participantes, dentre professores da instituição, alunos das Licenciaturas em Física, Química e Biologia, além de alunos de pós-graduação.

O ensino das disciplinas de Ciências, Física, Química e Biologia, apesar de suas especificidades, compartilha uma mesma situação problemática: muitas vezes é centrado no repasse de fórmulas, conceitos e nomenclaturas, que nem sempre fazem pleno sentido aos aprendentes. Por outro lado, também é possível destacar que o conteúdo destas disciplinas também tem outro fato em comum: todas versam sobre aspectos cotidiano da vida das pessoas. Isso aponta para uma grande potencialidade do ensino de Ciências: caso o aprendente tome estes saberes para sua vida cotidiana, provavelmente será capaz de tomar decisões mais fundamentadas em sua vida, seja presente ou futura.
Apesar da reconhecida importância da contextualização, restam algumas dúvidas e inquietações, apontadas pelo professor Luciano:
- quando falamos em contextualizar, falamos do contexto de quem?
- quando falamos em problematizar, devemos tomar situações que são problemáticas a quem?
- tomando como ponto de partida a problematização, isto não permite que o aluno forme a ideia de que estes conceitos são aplicáveis apenas à esta situação?
- como o professor de cada disciplina pode partir para um ensino mais contextualizado, tomando como ponto de partida situações problemáticas, a partir de uma estrutura curricular fragmentada, a qual vivenciou na na educação básica e também na graduação?

O contexto em que os alunos vivem traz a oportunidade de explorar vários aspectos das ciências, o que é realmente muito positivo. E digo "ciências" de maneira ampla, uma vez que as situações cotidianas não obedecem a mesma fragmentação que vemos nas disciplinas escolares. Isto exige do professor a capacidade de ver as situações cotidianas, com um olhar inquieto, capaz de perceber as problemáticas que a constituem, em um esforço de compreensão que vai para além de uma ou outra disciplina. Talvez os alunos, vivenciando cada uma destas situações, nem tenham se dado conta de tudo o que envolve o que vivencia, mas o professor, com conhecimento na área e capacidade interpretativa, pode problematizar tais situações, contribuindo para que o aluno as perceba como "suas" problemáticas. Isto também abre possibilidades para o trabalho com problemáticas que não necessariamente são vivenciadas por todos neste momento, afinal, formamos os alunos para a vida presente e futura, para a atuação neste ou em quaisquer outrso contextos. Isto tudo, porém, aponta para grandes desafios na formação de professores, uma vez que, para contribuir na formação de um profissional reflexivo, necessite romper com antigos paradigmas, ainda presentes nas licenciaturas em ciências.
Por fim, trazendo um exemplo específico da Física, sua formação básica, Luciano apresentou uma breve abordagem de um tema a partir de situações controversas.
A palestra foi bastante instigadora, seguida de ampla participação do público presente, que trouxe inquietações sobre sua formação, suas práticas, aspectos das pesquisas em âmbito de trabalho de conclusão de curso, além de reflexões acerca de algumas políticas públicas, como as provas do Enem, que buscam um esforço de contextualização.

Para quem quiser saber mais, vale a pena buscar mais produções do palestrante. Também vale destacar que, ao longo deste ano, acontecerão alguns eventos que terão estas temáticas em debate, conforme é possível conferir no menu ao lado, em "Eventos correlatos"

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