quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prática de ensino na formação de professores de ciências


No dia 25 de abril tivemos a oportunidade de discutir, com a professora Luisa Dias Brito, alguns aspectos das "práticas de ensino" na formação dos professores de Ciências, cujo tema foi objeto de estudo no doutorado da docente.

A formação de professores tem, desde seu preâmbulo, a necessidade de inserção do professor em formação no contexto da docência. Contudo, na trajetória histórica dos cursos de licenciatura, muito viu-se propagar o "modelo 3+1", ou seja, três anos de formação semelhante ao bacharelado, tendo apenas no último ano espaço para a inserção em escolas, basicamente por meio dos estágios curriculares. Este modelo, no entanto, não consegue abarcar a complexidade da prática docente, tampouco promover a articulação entre a pesquisa que produz os conhecimentos que se traduzem em conteúdos escolares com o seu ensino, fazendo propagar dizeres como "na prática a teoria é outra".
Frente à esta problemática, temos alguns indicativos legais que apontam para a necessidade da inserção do licenciando, desde os primeiros semestres, em contextos da docência. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira já trazia indícios desta necessidade, mas é com a Resolução CNE/CP nº1 de 2002, e também com o parecer CNE/CP 09/2001 que fica instituída a necessidade de contemplar a prática de ensino como componente curricular nas licenciaturas. Neste contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica indicam que a prática de ensino não deve ficar reduzida a um espaço isolado e desarticulado do restante do curso, que deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor, assim como também deve estar articulada ao demais componentes curriculares, instituindo um número mínimo de horas para este componente curricular. Contudo, nestas diretrizes, fica posto que cada instituição deverá, dentro das características do seu contexto, prever nos projetos dos cursos a melhor forma de contemplar as práticas de ensino.

Como tais práticas tem sido contempladas nos cursos de formação de professores? Vislumbrando compreender esta questão, a professora Luisa Dias Brito, professora do curso e Ciências Biológicas da UESC, buscou, em seu Doutorado em Educação, compreender como os cursos de Biologia das Universidades Estaduais da Bahia vinham contemplando esta necessidade.




O público presente teve a oportunidade de verificar como as demais universidades estaduais da Bahia previram as práticas de ensino nos cursos de Biologia, participando de uma tecitura de análises que se expande para a formação de professores em todos os âmbitos do Ensino de Ciências.











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