terça-feira, 15 de maio de 2012

E-lab: Laboratórios Didáticos Remotos

Atualmente é inegável a presença das tecnologias na vida de todos os sujeitos, além de que se faz notório que Ciência e Tecnologia possuem relação intrínseca, e que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ampliar os espaços de ensino e as formas de aprender Ciências. Partindo destas premissas, a organização dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências convida a todos para participar de uma palestra sobre Laboratórios Didáticos Remotos para o Ensino das Ciências, com o professor Horácio Fernandes, do Instituto Superior Técnico de Lisboa-Portugal, que acontecerá no dia 18 de maio, 18h40min, no Auditório de Direito, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Confira abaixo o resumo da fala do professor, assim como parte do seu currículo:



E-lab: Laboratórios Remotos Controlados a Distância*
O E-lab, uma plataforma de ensino assistido por computador (blended learning), desenvolvido no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tem o intúito de complementar, através do “ensino eletrônico” (e-learning), as aulas de ensino experimental. Com ele, é facilitado o acesso, por professores e alunos, a laboratórios remotos. A aquisição de dados, sob a forma eletrônica, permite expandir a atual formação experimental nas ciências básicas, quer ao nível de experiências inacessíveis nos laboratórios tradicionais, devido ao elevado tempo de montagem ou segurança envolvidos, quer permitindo compilar um elevado número de dados experimentais, aumentando as potencialidades de uma análise numérica e estatística. Neste contexto, o seminário que será apresentado na UESC foi pensado de forma a apresentar não só o e-lab aos docentes, mas igualmente, expôr algumas estratégias didáticas que permitirão melhorar a sua exploração.

Currículo*:
Horácio Fernandes é professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e Investigador no seu Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, onde leciona cadeiras de Instrumentação Eletrônica, Física e Microprocessadores. Tem experiência em orientações de doutorado e mestrado nesta mesma área. Tem diversas publicações e conferências em Fusão Nuclear e uma regular participação na divulgação científica. Lançou em 1999 o primeiro laboratório remoto português (e-lab.ist.eu) tendo desenvolvido mais de 20 experiências remotas. É atualmente membro do "Technical Advisor Panel" da agência europeia para o ITER (F4E) e investigador principal da IAEA. Desempenhou vários cargos administrativos e associativos sendo atualmente vice-presidente do departamento de Física do IST e tesoureiro da Sociedade Portuguesa de Física.

[Textos construídos a partir de informações fornecidas pelo palestrante*]

Nenhum comentário:

Postar um comentário