segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ensino de Ciências nas séries iniciais: demandas à formação de professores

No dia 11 de maio, na mesa "Ensino de Ciências nas Séries Iniciais", contaremos com a presença da professora Viviane Briccia, que abordará aspectos da Educação Científica no Ensino Fundamental I, com especial destaque às necessidades formativas dos professores para tal abordagem. Veja abaixo o resumo de sua fala:


Ciências no Ensino fundamental: Questões e propostas para a formação e atuação de professores.

Novas propostas curriculares e de atuação dos docentes tem surgido na atualidade para a Educação Científica nas séries iniciais. No entanto, continuamos observando que a esta área de conhecimento é muitas vezes esquecida nestes anos da escolarização em detrimento ao trabalho com áreas como a Língua Portuguesa e Matemática. Nesta mesa, apresentarei um panorama geral sobre estas problemáticas, assim como algumas propostas de trabalho, envolvendo a Educação Científica no Ensino Fundamental I e ainda, aspectos que estão relacionados às necessidades de formação dos docentes generalistas para o envolvimento com esta área de conhecimento, baseado em habilidades e competências necessárias à formação docente e ao trabalho cotidiano.

Viviane Briccia possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (ES), com o tema Competências docentes em um projeto de inovação para a Educação Científica. Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de física, ensino por investigação e formação de professores. 
* Texto informado pela autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário