sexta-feira, 29 de junho de 2012

Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica e a Formação de Professores


O Ensino de Física Moderna e Contemporânea é um dos grandes desafios atuais da educação científica. As  dificuldades em relação à aplicação deste tema na Educação Básica se inicia na formação de professores, e no trabalho com os obstáculos que são significativos em iniciativas.
Assim, no próximo dia 06 de julho, 14h, no auditório de direito, o SAEC promove o Seminário: Professores de física em contexto de inovação curricular: saberes docentes e superação de obstáculos didáticos no ensino de Física Moderna e Contemporânea, a ser apresentado pelo Professor Doutor Maxwell Siqueira, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.
O professor trará as questões levantadas em seu estudo de doutoramento, trazendo boas discussões sobre a utilização da Física Moderna na formação de professores e em sala de aula.


Maxwell Siqueira é Graduado em Física pela UFJF, mestrado em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela USP e doutor em educação (ensino de física e matemática) pela FEUSP. Atualmente é professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando em disciplinas da licenciatura em física. Desenvolve trabalhos de extensão voltado para a divulgação científica com projeto itinerante. Faz investigações em formação de professores com inovações curriculares e desenvolvimento de sequências de ensino aprendizagem com tópicos de Física Moderna e Contemporânea para a educação básica e em divulgação científica com museus de ciências e projetos itinerantes.
   

Resumo do Seminário:


Nos últimos anos, vem se tornando evidente a necessidade de reforma curricular, principalmente devido às pressões que a escola tem sofrido. Pressões essas que decorrem, entre os diversos motivos, da insatisfação com o ensino, especialmente relacionado à Ciência, que pouco tem contribuído para a formação do indivíduo, condizente com sua época.


Surge, assim, a necessidade de mudança do currículo, principalmente o de Ciências. No entanto, nesse processo, depara-se com algumas dificuldades, principalmente relacionadas à formação de professores, pois, muitas vezes, as crenças e concepções desses profissionais não são consideradas importantes por aqueles que desenvolvem uma inovação, o que pode levar ao fracasso da nova proposta. Nesse sentido, o estudo aqui apresentado investigou a temática da inovação curricular na perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, a partir da prática de seis professores de física da rede pública do Estado de São Paulo que, desde 2007, participam de um grupo de pesquisa, desenvolvendo, implementando, avaliando e reestruturando propostas de sequências didáticas com esses tópicos. O objetivo principal foi levantar os obstáculos que estes professores tiveram durante as implementações em sala de aula e, como são considerados casos de sucesso, relacionar os saberes desenvolvidos por eles na superação desses obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário