segunda-feira, 18 de junho de 2012

História da ciência na Educação Básica


Os objetivos atuais para o Ensino de Ciências, nos falam da importância não apenas da aprendizagem de conceitos da ciência, mas também sobre a Ciência, incluindo suas características epistemológicas e de construção. Neste sentido, a História da Ciência vem sendo evidenciada como uma das estratégias de ensino para nos mostrar algumas características dessa construção, contudo, este ainda é um tema bastante controverso. 
A partir deste tema problemático, a equipe organizadora dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências realizará uma palestra com o tema “A história da ciência na sala de aula: algumas dificuldades e propostas", com a professora Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP-DIADEMA),  no dia 20 de junho, às 18h45min, no Auditório Jorge Amado da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Veja abaixo o resumo da fala e o currículo da palestrante:


A história da ciência na sala de aula: algumas dificuldades e propostas"1


Thaís Cyrino de Mello Forato – UNIFESP-DIADEMA*


A despeito de inúmeras contribuições alegadas para os usos da História da Ciência no Ensino, diversas pesquisas têm apontado dificuldades, obstáculos e riscos para tal inserção. Quando pensamos na Escola Básica, principalmente, propostas e inovações metodológicas envolvendo a história, assim como a filosofia e a sociologia da ciência, tornam-se mais desafiadoras. Pretendemos refletir, neste seminário, sobre alguns argumentos que defendem os benefícios pedagógicos e formativos envolvendo a inserção da história da ciência no ensino, sobre obstáculos apontados pela literatura atual e apresentar uma proposta efetiva para a sala de aula, desenvolvida e aplicada na escola básica. Tal proposta volta-se para a história da óptica, mais especificamente, envolve a discussão sobre controvérsias entre distintas teorias acerca da natureza da luz.

*Thais Cyrino de Mello Forato é Bacharel em Física PUC-SP (1985), Licenciada em Física PUC-SP (1993), Mestre em História da Ciência PUC-SP (2003) e Doutora em Educação FE-USP (2009). Professora Adjunta na UNIFESP-DIADEMA, no curso de Licenciatura Plena em Ciências. Atualmente, desenvolve pesquisas a respeito da utilização da História e Filosofia da Ciência na Educação Científica atuando, principalmente, nos seguintes temas: História da Ciência, Natureza da Ciência no Ensino de Ciências, Ciência e Teologia em Isaac Newton, o Éter e algumas Teorias da Luz, e, Ensino de Física Clássica. Pesquisador colaborador externo no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, em nível superior e no ensino médio, e na formação inicial e continuada de professores. Editora Adjunta de Prometeica - Revista de Filosofia y Ciencia. 
 
1Texto informado pela autora

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Esta será uma excelente oportunidade para professores e demais estudantes das ciências escolares refletirem sobre temas específicos de ensino/aprendizagem como algo próprio da cultura cientifica moderna. As contribuições da história das ciências são muitas neste sentido, uma delas a possibilidade de refletir sobre a natureza humana e social das ciencias e comprrender como um dado pardigma evolui, muda de tempos em tempos. Professores formados a luz da Filosofia tradicional de ciência não tiveram essa oportunidade, e têm, por isso mesmo dificuldade de participar neste tipo de reflexão.

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